Interaja, opine, comente...

Caros(as),
Incentivo que nossos(as) associados(as), visitantes e curiosos(as) que se manifestem a cada notícia ou postagem para que este blog não seja apenas uma fonte de "consulta virtual cega" (ou seja, apenas leio e não me posiciono ou "me incomodo" com o que li...). Observem que ao final de cada postagem há um campo para "comentários"! Manifestem-se (se assim for de interesse), posto que tal indica debate pró-ativo e não apenas passivo (leitura "acrítica").
Vamos lá?
Ileno Costa - Presidente da ASCER

Acessos

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MOVIMENTO NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL: Informes do Encontro!


Caros(as),
Na impossibilidade de termos participado, segue relato livre de nossos companheiros-familiares-militantes Geraldo e Dulce do Movimento Nacional.
Att,
Ileno Costa
Presidente da ASCER


"Estamos nos adiantando com nossas impressões iniciais, pois a comissão que organizou esse memorável encontro, com certeza, está exaurida. Portanto, nossas informações são não-oficiais.
Tivemos um encontro M A R A V I L H O S O ! Sem vírus, nem xingamentos ao presidente. Ele até estava em São Bernardo, mas, pena que não tenha ido nos visitar!
Agora, afora os vírus e Lula, foi belo o nosso encontro! Foi um momento de depuração, de decantação e de encantamento. Estive em todos os encontros da luta antimanicomial, com exceção de Vitória, o que lamento profundamente, mas, nenhum igual a esse, pelo seu significado e, principalmente, por ter sido feito só: no PEITO E NA RAÇA!
A recepção foi magnífica, todos hospedados em ótimos hotéis, com excelente e farta alimentação, locomoção fácil, etc., etc., etc., além de, grande participação dos usuários e familiares. Estavam presentes dez estados, do Arroio ao Chuí, com algumas ausências tão importantes que lá estivessem, para poder contribuir para o maior enriquecimento das propostas apresentadas, e que, talvez, por impossibilidades financeiras ou políticas, tenham deixado de comparecer.
Enfim, esse encontro foi um divisor de águas. Acreditamos que, um novo MNLA tenha começado a surgir, fortalecido e, também, depurado.
Informações mais técnicas e detalhadas, ficarão por conta da comissão.
Algumas das decisões tomadas:
a) total apoio do MNLA à realização da IV Conferência;
b) eleita Angra dos Reis para sediar o próximo encontro em 2011;
c) eleição e aprovação dos novos membros representantes dos três segmentos para a CISM:
Usuário - Dirce Cordeiro, de Santo André-SP
Familiar - Dna. Conceição, de São Paulo-SP
Trabalhador - Heraldo, de Carapicuíba-SP
d) nova composição da SENC - Secretaria Nacional do Colegiado de Saúde Mental, a qual, em sua próxima gestão, contará com um representante e um suplente de cada estado dos que estavam presentes, a ser indicado até Fevereiro/2010 e comunicada, sua indicação, aos membros da CISM.
O eixos temáticos de ambos os encontros foram bastante discutidos e debatidos e contaram com ampla participação da assembleia.
A programação cultural foi de muito bom-gosto, com apresentação de fotos, vídeos, coral cênico, dança, declamação de poesias, oficinas, economia solidária, teatro, além de, uma grande festa, que se estendeu pela madrugada adentro.
Portanto,
PARABÉNS À ORGANIZAÇÃO DO ENCONTRO!
PARABÉNS À PREFEITURA DE SÃO BERNARDO, que apoiou integralmente a realização desse encontro, mas,
PARABÉNS, principalmente, à militância do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial: USUÁRIOS, FAMILIARES E TÉCNICOS, todos unidos, sabedores da importância desse momento definitivo da Reforma Psiquiátrica Basileira! Parece-nos desnecessário, mais uma vez, reafirmarmos a importância da união de todas as forças da militância, a fim de que possamos nos fortalecer como movimento social, sem divisões e sem seccionamentos, porque, o que nos aguarda, será, sem dúvida, barra pesadíssima.
VIVA A MILITÂNCIA!
VIVA SÃO BERNARDO DO CAMPO!
VIVA A LUTA ANTIMANICOMIAL BRASILEIRA!
Geraldo e Dulce"