Interaja, opine, comente...

Caros(as),
Incentivo que nossos(as) associados(as), visitantes e curiosos(as) que se manifestem a cada notícia ou postagem para que este blog não seja apenas uma fonte de "consulta virtual cega" (ou seja, apenas leio e não me posiciono ou "me incomodo" com o que li...). Observem que ao final de cada postagem há um campo para "comentários"! Manifestem-se (se assim for de interesse), posto que tal indica debate pró-ativo e não apenas passivo (leitura "acrítica").
Vamos lá?
Ileno Costa - Presidente da ASCER

Acessos

domingo, 17 de janeiro de 2010

ZILDA, SIMPLESMENTE ZILDA, ARNS, DEDICAÇÃO, SER...


Caros(as),
Até então, com tantas demandas, não tinha postado nada sobre a "batalhadora da saúde mental precoce", Zilda Arns. Não há mais o que homenagear, nem elogiar, por certo... Mas há o que se concluir: saúde mental começa com o que ela fazia... fazia, sim, pois temos que continuar, ela não terminou... nós temos obrigações, assumidas no dia a dia ou não...
Revendo minha vida, hoje lembro de Zilda, pessoa humana, em duas situações, pessoalmente: quando fui a São Paulo, na década de 80, como Presidende da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar)visitar D. Paulo Evaristo Arns, seu irmão, e ela me foi brevemente apresentada... (e me serviu um chá...) O que registrei? somente a doçura do cumprimento e do jeito de ser... (sem pieguices). Outra situação: quando soube, através de minha ex-esposa (na época Procuradora do INSS), que ela havia "brigado" com a burocracia do estado para liberar recursos pela sua "eterna" causa...
Assim, deixo meu registro de admiração e modelo de dedicação, mesmo que mínimo diante da imensidão, hoje clara, de sua atuação.
A Saúde Mental deve à Dra. Zilda Arns a clareza com que se dedicou ao ser humano... Desde o início! Prevenção e Promoção da Saúde não deve nada a ela! Aliás, a verdadeira Saúde Mental estava na ação dela: na Atenção Básica!!!
Modelo? Exemplo? Líder? Prêmio?
Com afeto, paz e bem para os que continuam,
Ileno Costa
Presidente ASCER

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL


Nossa companheira Nelma Melo - RENILA (PE) informa:
"Diante da avalanche de e-mails com questionamentos sobre a IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL, penso que para esse momento temos que provocar AÇÃO em todas as instâncias, com o que temos:
1. Haverá a IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL;
2. Esta confirmada a reunião da Comissão Organizadora Provisória da Conferência:
Recebemos a seguinte resposta do Ministério (Karime):
A reunião da Comissão Provisória no dia 26/01, conforme deliberado pelo CNS, discutirá uma proposta de regimento e de Comissão Organizadora definitiva, que deverão ser aprovados na reunião do pleno do CNS em fevereiro. A Comissão Provisória terá as seguintes representações:
• 2 representantes do Ministério da Saúde – Área Técnica de Saúde Mental/Secretaria de Atenção à Saúde e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa;
• 2 representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)
• 2 representantes do Conselho Nacional de Saúde
• 4 representantes da CISM – Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), Movimento da Luta Antimanicomial (MLA) e Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA)
A reunião acontecerá em Brasília, a partir das 09h00, em local a ser definido.
3. O Calendário foi aprovado no Conselho Nacional de Saúde:
• Até março: etapas municipais,
• Até maio: etapas estaduais;
• Em junho a Nacional.
4. Sandra Fagundes é a responsável da Organização da Conferência pelo Ministério;
5. Garantimos o caráter intersetorial da Conferência(como será a distribuição das vagas? 70% da saúde?);
6. Recebemos notícias de alguns Estados:
‘’ Em Minas já temos data para a conferência estadual que será em maio’’
‘’Aqui em Pernambuco o Conselho Estadual de Saúde discutiu na sua reunião de dezembro e já deixou pautada para o dia 13 de fevereiro o detalhamento, que dependia do chamamento da Nacional.’’
‘’O Conselho Estadual de Saúde RS já realizou a 3ª reunião sobre a organização da Conferência. Em uma das reuniões, contamos com a presença da Interlocutora do MS para os assuntos da IVCNSM - Intersetorial, Sandra Fagundes. Estamos formando a Comissão Organizadora e contamos com o apoio, mobilização e divulgação de tod@s. O Controle Social gaúcho já assumiu a responsabilidade de promover a organização deste processo no Estado. A Conferência Estadual de Saúde Menta RS já está marcada para os dias 20,21,22 de maio.”
Vamos solicitar apoio ao CNS, CISM, MS e CES para os locais onde as coisas andam travadas e os gestores se fazem de mortos...
Vamos fazendo pressão, organizando e divulgando amplamente. A Conferência já está nas ruas. Portanto, temos muito trabalho pela frente. Teremos, cada um de nós, que assumir o compromisso de articular nos espaços micro para que cheguemos na Nacional com a maturidade já acumulada para construção da Política de Saúde Mental que queremos. Sei que com o nosso trabalho, potência e força, os prazos apertados nem serão lembrados.
Vamos pedir informações aos Conselhos de Saúde, as Comissões de Reforma, aos Gestores (Secretários e Coordenadores). Perguntar aos Serviços de Saúde Mental como andam as discussões, aos usuários, familiares...
Sugiro resgatar os Relatórios de Conferências Anteriores do seu Estado e Município. Segue o link da III Conferência Nacional:
http://conselho.saude.gov.br/comissao/conf_saudemental/index.htm "

VAMOS NOS MOBILIZAR?!?!?
Ileno Costa
Presidente da ASCER