Interaja, opine, comente...

Caros(as),
Incentivo que nossos(as) associados(as), visitantes e curiosos(as) que se manifestem a cada notícia ou postagem para que este blog não seja apenas uma fonte de "consulta virtual cega" (ou seja, apenas leio e não me posiciono ou "me incomodo" com o que li...). Observem que ao final de cada postagem há um campo para "comentários"! Manifestem-se (se assim for de interesse), posto que tal indica debate pró-ativo e não apenas passivo (leitura "acrítica").
Vamos lá?
Ileno Costa - Presidente da ASCER

Acessos

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MENÇÃO DE RECONHECIMENTO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SAÚDE MENTAL

Durante a cerimônia em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, com a presença da ASCER, através de seu Presidente, a Coordenação Nacional de Saúde Mental divulgou Menção de Reconhecimento de Experiências Exitosas de Saúde Mental.
Esse reconhecimento teve como objetivo dar visibilidade às práticas em atenção psicossocial que vêm, nos últimos anos, obtendo êxito na constituição de redes de promoção, cuidado, reabilitação psicossocial e de cidadania no campo da saúde mental contribuir para a troca de experiências, de acordo com os critérios estabelecidos pela COSAM.
Foram reconhecidas as seguintes experiências exitosas de saúde mental:
1) Rede de Atenção Psicossocial Consolidada, com Integralidade e Efetividade, em Grandes Metrópoles: Belo Horizonte/MG e Campinas/SP.
2) Rede de Atenção Psicossocial Consolidada, com Integralidade e Efetividade, em Municípios de Médio a Grande Porte: Sobral/CE, Joinville/SC, Aracaju/SE, Niterói/RJ e Betim/MG.
3) Rede de Atenção Psicossocial Consolidada, com Integralidade e Efetividade, em Municípios de Pequeno Porte: Sousa/PB e Alegrete/RS.
4) Estados com Significativa Expansão da Rede de Atenção Psicossocial e da Cobertura Assistencial nos Últimos Anos (importante mudança de cenário): Paraíba, Sergipe, Alagoas e Ceará.
5) Município com Significativa Expansão da Rede de Atenção Psicossocial e da Cobertura Assistencial nos Últimos Anos: Fortaleza/CE.
6) Intervenção Cultural no Campo da Saúde Mental: Teatro do Oprimido - Homenagem Especial a Augusto Boal.
7) Experiências Consolidadas de Geração de Trabalho e Renda: Geração POA – Porto Alegre/RS; Suricato – Belo Horizonte/MG; Cooperativa da Praia Vermelha – Rio de Janeiro/RJ; Trabalharte – Juiz de Fora/MG; Bar Bibi-Tantã – CAPS Itaim; CAPS Butantã e Escola de Enfermagem/USP - São Paulo/SP; Associação dos Usuários, Familiares e Técnicos do CAPS/ASSUFATEC – Boqueirão/PB.
8) Experiências Municipais de Desinstitucionalização e Mudança no Modelo de Atenção: Caicó/RN.
9) Experiências Institucionais Inovadoras: CAPS de Parintins/AM, Projeto Binacional do CAPS ad de Ponta Porã/MS e Consultório de Rua (SUS/UFBA) - Salvador/BA
10) Experiência Inovadora em Educação Permanente: Projetos de “Escola de Supervisores de Saúde Mental” em diversos Estados.

Um comentário:

  1. hola a todos!!quisiera comentarles sobre mi trabajo que es el CAPS AD de Ponta Pora MS,que hace 10 años que trabaja en union con la Cruz Roja Paraguaya Filial Amambay,justamente con usuarios de alcohol y drogas,y profesionales del sexo masculino y femenino en la linea de frontera entre Btasil y Paraguay,en un programa llamado Reduccion de Daños.Todos los profesionales del CAPS y de la Cruz Roja trabajamos diariamente de 19:00hs a 23:00h sobre la linea internacional.Soy el Coordinador de este programa Anibal Nara.

    ResponderExcluir